segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Inflamação

A inflamação é a resposta do organismo a uma alteração/agente agressor. Provoca geralmente, no local, um aumento da temperatura e o aparecimento de uma cor mais avermelhada (hiperémia), edema (tumefacção), dor (por contracção das terminações nervosas) e perda da função.

Inflamação aguda

É uma resposta inespecífica do organismo ao agente patogénico, semelhante para  diversos agentes agressores.
Caracteriza-se pelo aparecimento de edema exsudado, hiperémia, neutrófilos, proteínas, fibrina e eventualmente macrófagos.
é possível a existência de uma inflamação do tipo mista, ou seja, onde se encontrem características simultâneas das inflamações abaixo referidas.
  • Serosa ou edematosa - todos os elementos estão presentes mas há predominância do edema exsudado; verifica-se quando o agente é pouco patogénico, ou na primeira fase de uma pneumonia.

Figura 1: Inflamação edematosa nos pulmões de um cavalo adulto (Fonte: http://w3.vet.cornell.edu/nst)
  • Mucosa ou catarral - há necrose mais ou menos extensa dos epitélios e produção de muco. Provoca descamação celular. Todos os restantes elementos estão presentes mas em menores quantidades.

Imagem 2: Inflamação catarral no casco de um bovino (Fonte: http://w3.vet.cornell.edu/nst)
  • Fibrinosa - todos os elementos estão presentes mas prevalece a fibrina que pode estar mais ou menos aderente aos tecidos. Dentro deste tipo de inflamação poderemos ainda caracterizá-la como inflamação crupal, quando a pseudo-membrana formada se destaca facilmente, ou como inflamação diftérica, quando há destruição dos tecidos subjacentes., uma vez que a fibrina se encontra nestes. Isto vai depender dos mediadores, e do local e patogeneicidade do agente. Pode ser letal se, por exemplo, obstruir as vias respiratórias.

Imagem 3: Vulva de cabra com inflamação fibrinosa (Fonte: http://w3.vet.cornell.edu/nst)
  • Purulenta - grande acumulação de polimorfonucleares neutrófilos com a formação e predominância de pus.

Imagem 4: Broncopneumonia purulenta (Fonte: http://w3.vet.cornell.edu/nst)
  • Hemorrágica - é causada por um agente causal muito patogénico, levando a um aumento de permeabilidade vascular muito grande. Evolui rapidamente, e pode ter poucos neutrófilos, por o animal ter morrido antes que estes tivessem tempo de lá chegar ou se é disseminada. Ocorre em doenças como a peste suína africana (PSA)
Imagem 5: Linfadenite hemorrágica dos linfonodos mesentéricos
na Peste Suína Africana (Fonte: http://intranet.fmv.utl.pt/atlas)
  


Inflamação crónica
É uma resposta específica do organismo face ao agressor, que se pode iniciar rapidamente. Ocorre geralmente após uma reacção inflamatória aguda ineficaz.
Encontram-se, nesta, linfócitos, plasmócitos, e por vezes neutrófilos ou tecido conjuntivo fibroso.
Ao contrário da inflamação aguda, esta é caracterizada pela existência de edema exsudado ou ocorrência de hiperémia.

Inflamação granulomatosa 
É um tipo especial de inflamação crónica que ocorre em último caso, quando nenhum dos tipos anteriores conseguiu resolver o problema.
Há a acção de células do sistema fagocitário (macrófagos, células de Touton), e epiteliais gigantes (têm a função principal de secretar substãncias). Estas células dispões-se em torno do corpo estranho ou agente patogénico em questão.

Sem comentários: