segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Edema

Acumulação anormal de líquidos (rápida -picadas de insecto ou queimaduras- ou lenta -défices nutritivos) compostos de água, sais e proteínas, nos espaços intersticiais ou nas cavidades corporais.

Nomenclatura, quanto à localização:
Hidrotórax (caidade pleural)
Hidropericárdio
Ascite, hidropisia ou hidroperitoneu (cavidade abdominal)
Hidrocelo (testículos)
Hidrocéfalo (encéfalo)
Anasarca (tecido subcutâneo, generalizado)
Elefantiase (membros e órgãos genitais)

Forças de Starling
Pressão hidrostática - relativa ao sangue circulante nos vasos
Pressão oncótica - relativa às proteínas circulantes
Um desequilíbrio nestas duas pressões pode levar à ocorrência de edemas.

  • Transudado (não inflamatório ou hemodinâmico) - deriva de alterações nas pressões; (desequilíbrio nas forças de Starling) é transparente e tem uma baixa quantidade de células e proteínas; tem uma densidade inferior a 1018.
  • Exsudado (ou inflamatório) - é gerado por uma resposta inflamatória aguda que leva a alterações de permeabilidade (pelos seus mediadores);  é relativamente turvo, com bastantes células e proteínas; tem uma densidade superior a 1018.


Pode ser localizado/regional (mais comum, causado por uma obstrução nos vasos sanguíneos ou linfáticos) ou sistémico/generalizado (é chamado anasarca quando é grave, pode derivar de um processo alérgico).

Um edema não inflamatório pode ser provocado por um aumento da pressão hidrostática intravascular (dificuldades de retorno venoso ou dilatação arteriolar), uma diminuição da pressão oncótica por hipoproteinémia, uma maior retenção renal de água/sais (sódio) ou uma obstrução do fluxo linfático.

Macroscopicamente, observa-se um líquido, que em pulmões é espumoso devido à sua mistura com o ar. Este pode também ser sanguinolento, caso esteja relacionado com uma congestão. Os órgãos podem encontrar-se aumentados, mais pesados.
Microscopicamente, há a presença de uma substância rosada. Pode estar presente fibrina, hemácias, leucócitos ou mesmo ocorrer fibrose em casos crónicos.

Imagem 1: Pulmão, microscopicamente, com edema (fonte: http://w3.vet.cornell.edu/nst).

Imagem 2: Pulmão de gato com edema, que lhe confere um aspecto brilhante (Fonte: http://intranet.fmv.utl.pt/atlas)

Sem comentários: