sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Substância hialina

Esta substância tem características hialinas, é relativamente sólida, sem estrutura, amorfa e rica em proteínas (que predominam na sua composição) diversas, tanto normais como anormais, degradadas, e possuindo também algumas substâncias não proteicas.
Por vezes surgem deposições de substância hialina em diversos tecidos, substituindo o normal.
Este excesso de proteínas pode dever-se a factores como alterações do metabolismo, problemas na filtração ou mesmo à ingestão excessiva de proteínas. 


Microscopicamente, tem uma aparência rosada, acidófila, e sem estrutura.
Macroscopicamente, tem um aspecto esbranquiçado.

Imagem 1: Músculo com deposição de substância hialina (fonte: http://w3.vet.cornell.edu).



Gotas hialinas
Podem ser encontradas no citoplasma das células epiteliais dos tubos contornados renais, correspondendo a uma excessiva reabsorção de proteínas do lúmen dos tubos renais (por endocitose). Surgem por alteração da permeabilidade glomerular.
Pode verificar-se, num indivíduo onde isto se passe, a proteinúria (excesso de proteínas na urina).

Cilindros hialinos
Presença de substância hialina nos tubos renais, formando cilindros (molde dos tubos) sólidos.
Visível microscopicamente, é uma substância rosada presente no lúmen dos tubos renais. Mais difícil de ver macroscopicamente, tem aspecto esbranquiçado. 

Hialinose arteriolar
A substância hialina deposita-se entre as fibras musculares da parede das arteriolas. Observa-se o espessamento da parede do vaso e a consequente diminuição do lúmen.

Pneumopatias com a presença de membranas hialinas
Formam-se pseudo-membranas ao nível dos bronquíolos terminais, canais alveolares e alvéolos e há um aumento da permeabilidade vascular. A substância hialina adere aos alvéolos perturbando as trocas gasosas.
Microscopicamente, é possível verificar a existência de uma "pseudo membrana" de substância hialina aderente aos alvéolos.

Imagem 2: Pulmão microscopicamente, com membrana hialina (fonte: http://w3.vet.cornell.edu).

Imagem 3: Pulmão macroscopicamente, com membrana hialina (fonte: http://w3.vet.cornell.edu).
De placas hialinas para fibrose:
Num processo inflamatório agudo há edema por alterações da permeabilidade vascular. Se este não é reabsorvido pode haver formação de placas hialinas aderentes à parede dos vasos, o que progride para uma fibrose. É um fenómeno raro.

Sem comentários: